Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia (APPMBA), vem a público manifestar total repúdio ao comportamento do prefeito do município de São Gonçalo dos Campos, na Bahia, Tarcísio Pedreira, na manhã desta quinta-feira (24).
Conforme imagens que circulam nas redes sociais e demais veículos de comunicação, Tarcísio desacatou a guarnição da polícia militar, inclusive determinando a prisão dos profissionais, enquanto tentavam encerrar o "São João Itinerante" realizado pelo gestor.
A guarnição foi acionada para encerrar a festa que, conforme Decreto Estadual 20.541/21, está proibido a realização de eventos neste período junino, com o intuito de conter a proliferação da Covid-19. Entretanto, o prefeito, na condição de gestor público, descumpriu o Decreto Estadual promovendo a realização do evento, atacou verbalmente os policiais de serviço, promoveu desordem e incitou a população contra os PMs que estavam no cumprimento do seu dever legal, de manter a ordem pública e salvaguardar à sociedade. A polícia Militar, representada pela guarnição de serviço, merece respeito.
Diante da lamentável ocorrência, acionaremos o nosso corpo jurídico e o Ministério Público Estadual para que adote as providências cabíveis que o caso requer.
A APPMBA não tolera comportamentos desrespeitosos e desumanos contra os militares estaduais que estão nas ruas diariamente, arriscando as suas vidas, para garantir a paz e segurança da sociedade.
Combateremos todas as ações que como esta aconteça, pois os militares estaduais merecem respeito.